E como atrair interessados com os benefícios que você já oferece

Sua imobiliária tem um site com várias ofertas de imóveis com preços acessíveis, recebe um número razoável de visitantes, mas quase não fecha negócio. As pessoas veem as primeiras ofertas e logo desistem!

Além disso, seu corretor é bastante competente, recebeu todo o treinamento necessário para exercer bem a função, até consegue criar um clima de interesse no início das abordagens pessoais, mas depois parece que as pessoas “correm”.

O que será que acontece? Por que a imobiliária não vende, apesar de tanto investimento em pessoal e facilidades para os compradores?

Você confia em quem oferece um produto com aparência duvidosa?

Se você visse uma propaganda ruim de um carro, você iria querer comprar? Ou se conversasse com um vendedor que não soubesse responder suas dúvidas sobre a documentação do veículo? Você confiaria? Provavelmente, não.

É assim que se sente a pessoa que está em busca de um imóvel! Não adianta anunciar um preço extraordinário no site e publicar dizeres interessantes, se as imagens comunicam total abandono.

Ou contar com um corretor que tenha um papo super envolvente se, na hora de esclarecer as dúvidas, os futuros compradores ficam com a sensação de estarem sendo enrolados, porque o corretor precisou “dar voltas” no discurso por não ter acesso às informações necessárias no momento.

Como captar a atenção e interesse do público?

No mundo da Internet, o consumidor está cada vez mais exigente e também desconfiado. E seu site é a porta de entrada do seu negócio. É ele que vai passar a primeira impressão, tanto da sua imobiliária, quanto dos imóveis que você disponibiliza.

Tudo começa com “a cara do seu site”! As imagens que você publica vão dizer mais do que todas as palavras divulgadas. Capturada a atenção e curiosidade do seu público é hora de mostrar porque a sua imobiliária tem a melhor opção.

Em qual imagem você clicaria?

Quem procura um imóvel, busca mais do que uma casa ou apartamento em boas condições. Junto com a expectativa de encontrar um local com as especificações desejadas, vem um apanhado de planos, objetivos e sonhos ligados a esta aquisição.

Uma foto bem apresentada é capaz de transportar a mente do interessado rapidamente ao ambiente. Porque quando a pessoa vê a imagem, ela já associa ao que ela havia pensado, ao seu objetivo.

Se a ideia é comprar uma casa para morar após se casar, possivelmente a noiva vai “se ver” tomando café da manhã naquela sala maravilhosa com o seu marido, recém-chegada da lua de mel.

Mas será que a noiva se imaginaria nesta sala?

Se a busca é por alugar uma sala comercial, uma imagem cativante vai retratar um ambiente favorável para novos trabalhos e negócios bem-sucedidos.

Veja a diferença entre as duas imagens, abaixo. Qual sala dá vontade de conhecer?

É importante sempre levar em conta que se a experiência do usuário no primeiro contato com o seu site for boa, provavelmente ele vai clicar para saber mais. Caso contrário…

Como ter um site com imagens que geram cliques?

Já ficou claro que ter imagens bonitas e impactantes no site da sua imobiliária é fundamental. Mas sabemos que nem sempre os proprietários dos imóveis fornecem fotos adequadas. Por isso, a nossa recomendação é você incentivá-los a buscar um bom fotógrafo para registrar os melhores ângulos dos imóveis que pretendem anunciar.

Uma ideia legal é a do pessoal do Airbnb, que viabiliza um fotógrafo profissional para ser contratado por quem deseja anunciar em seu espaço. Além de garantir que o site vai ficar com uma aparência mais atraente para o público em geral, ajuda o dono do imóvel a vender ou alugar mais rápido, já que as boas fotos vão valorizar as qualidades do ambiente.

Será que só cuidar das imagens resolve?

Imagens bem produzidas são convidativas, é verdade, mas sozinhas podem não trazer o resultado esperado. Você pode estar se perguntando: “Não é só colocar boas fotos no site para atrair interessados?”

A resposta é não. Porque se o site não for encontrado nas buscas do Google, as pessoas não vão ver as suas boas fotos. Logo, não vão clicar, nem fechar negócio. Ou se o internauta chegar a acessar, mas o site demorar muito para carregar, provavelmente desistirá e clicará no site da concorrência.

Mas essas coisas não precisam ser um problema para a sua imobiliária! Logo mais vamos falar detalhadamente sobre estes assuntos e explicar o que você pode fazer para deixar seu site rápido e bem ranqueado pelo Google .

Por que tanta gente desiste de fechar negócio na última hora?

Outra coisa que tem feito várias imobiliárias perderem vendas é a falta de informação sobre o imóvel!

O futuro comprador quer saber quais são as condições do imóvel e se vai valer a pena o investimento. Tem muita coisa em jogo para o interessado correr o risco de não dar certo! Ele precisa se sentir seguro!

Dados como o valor exato do condomínio, IPTU, em qual pavimento fica a garagem (apresentando um mapa de localização), detalhes internos, entre outros, precisam estar sempre à disposição do cliente. Tanto no site quanto na apresentação do corretor!

Porque o mínimo de incerteza na busca do cliente por informação, gera desconfiança, medo de “entrar em uma fria” e, assim, é capaz de facilmente derrubar uma venda. Até mesmo no estágio final da negociação, quando o comprador está se preparando para assinar o contrato!

O valor do imóvel não está no preço

Perceba que o fracasso das vendas tem pouca ligação com a questão dos preços. E que ter bons corretores não é suficiente, se faltam ferramentas para eles trabalharem bem.

As pessoas comparam preços também, temos que reconhecer! Mas se elas não enxergarem o valor do imóvel na hora da navegação no seu site e ao esclarecer as dúvidas com o corretor, o preço, ainda que abaixo da média, não fará diferença. Porque elas não compram pelo preço, mas pela realização que o imóvel vai lhes proporcionar.

E ainda que o corretor seja um ótimo vendedor, se ele não tiver acesso às informações necessárias sobre o imóvel, não vai adiantar. O cliente se sente “enrolado” quando não tem suas perguntas respondidas e “cai fora”. Ele não quer pagar para ver!

Pense com a cabeça do seu cliente

Consegue ter uma ideia, agora, dos motivos pelos quais talvez você não esteja fechando tantos negócios assim? É importante entender o lado do seu cliente, para saber o que você precisa fazer para conquistar a confiança dele e poder ajudá-lo em sua realização.

A notícia boa é que para todas essas questões há solução! É possível deixar seu site atraente, rápido, funcional e fácil de ser encontrado no Google. Também é possível disponibilizar as informações de maneira prática tanto no site como em um sistema interno, para o seu corretor.

O que pesa no seu site interfere no seu negócio

Embora seja comum encontrar sites de imobiliárias lentos em função do grande número de imagens, considerando que as fotos são fundamentais para este tipo de negócio, o seu site não precisa ser “pesado”.

Existem recursos que deixam as imagens leves sem a perda da qualidade. Além disso, um site bem desenvolvido, com foco em sua funcionalidade e experiência do usuário, elimina esses problemas de navegação.

Esta é uma das especialidades da PensaWeb, que produz sites rápidos e funcionais e disponibiliza ferramentas para que você valorize as qualidades dos imóveis anunciados em seu site e abra portas para bons negócios.

Como deixar o site bem posicionado no Google

Mas como sabemos que de nada adianta ter um excelente site se ele não for encontrado, é importante que o seu site seja “bem-visto” pelo Google.

Por isso a PensaWeb desenvolve sites de forma que sejam bem indexados pelo Google e faz o SEO do seu conteúdo para ajudá-lo a ser bem ranqueado nas páginas de busca.

Uma dica que deixamos, também, é você cadastrar a sua imobiliária no Google Meu Negócio para que as pessoas encontrem com mais facilidade as principais informações sobre a empresa e o site fique melhor posicionado no Google.

Converse com o seu público na linguagem dele

Você também pode ter um bom alcance divulgando o conteúdo do seu site nas redes sociais. Mas cuidado! Tem muita gente que faz isso sem se preocupar com o perfil das pessoas que vão ver suas publicações!

Não caia no erro de sair divulgando a imobiliária em tudo quanto é rede social sempre do mesmo jeito. É importante considerar o que as pessoas buscam em cada canal.

Publicar vários dados sobre o imóvel no Facebook, por exemplo, não provoca interesse, mas se tiver uma imagem impactante com uma informação chave, neste meio que apela para o emocional, a chance de um clique para outro canal (que pode ser o site) é grande. Neste segundo passo é possível que o comprador já esteja mais interessado nos detalhes.

A informação à mão evita a perda de vendas

Com um site fácil de ser encontrado, que encanta os interessados e gera contatos, você precisa ter informações que satisfaçam as necessidades do seu público após o primeiro clique. Para isso é fundamental ter um conteúdo de qualidade, produzido de forma personalizada para o site.

Além disso, as informações do site precisam ser coerentes com o que o corretor informa e vice-versa. Ou pelo menos se completarem! O que quer dizer que o corretor precisa ter acesso aos detalhes não divulgados do imóvel anunciado para conseguir esclarecer as dúvidas do interessado. Informações contraditórias ou incompletas geram desconfiança e “espantam” as pessoas.

Isso geralmente é resultado da falta de um sistema interligado de informações. O dono do imóvel passou os dados para a imobiliária, mas estes ficaram anotados em um canto qualquer e não chegaram na mão do corretor. Logo, perderam sua utilidade!

Esse tipo de problema não pode acontecer, pois determina o fracasso das suas negociações! É necessário automatizar a informação para mantê-la organizada e garantir que será encontrada por quem precisa utilizá-la e no momento certo.

Existem sistemas integrados, desenvolvidos pela PensaWeb, que disponibilizam as informações detalhadas sobre o imóvel, interligando os dados cadastrados no site e no controle interno do corretor.

Desta maneira a informação nunca fica perdida e o corretor consegue agir com transparência na negociação, esclarecendo todos os questionamentos do interessado e transmitindo segurança para a venda.

Como a PensaWeb pode ajudar sua imobiliária a vender

O foco da PensaWeb é fazer você lucrar com o seu negócio através de um site bem estruturado, atraente e esclarecedor, e aumentar a visibilidade da imobiliária nas redes sociais para alcançar novos clientes.

Especialistas em web para pequenas e médias empresas, desenvolvemos sites personalizados, bem indexados pelos mecanismos de busca do Google, rápidos, seguros, responsivos, fáceis de gerenciar e que transmitem confiança ao seu público, com uma estratégia focada no resultado que você quer alcançar.

Capturamos a atenção do interessado desde o primeiro contato, através de imagens que encantam e aumentam a sua vontade de adquirir o imóvel; saciamos sua necessidade de informação, quebrando as objeções, aumentando a credibilidade do seu negócio e fazendo com que o comprador se sinta seguro; e o incentivamos para o fechamento do negócio, tornando a oferta do imóvel irresistível.

Com todos esses cuidados, você conseguirá chamar a atenção dos interessados em seus imóveis, envolvê-los pela curiosidade, aguçar a sua vontade de visitar o local, facilitar o esclarecimento de dúvidas e deixá-los se sentindo seguros em relação ao imóvel, aumentando o poder de convencimento para a compra/aluguel.

Portanto, dê uma atenção especial ao seu site e mostre para o seu público o diferencial do seu negócio, já desde o primeiro clique!

Marque um bate-papo conosco para falarmos sobre as necessidades específicas da sua imobiliária e, juntos, gerarmos valor ao seu negócio!

Preencha o Formulário e nós entraremos em contato! 

Dê o primeiro passo e nós o ajudaremos! 

Por Joana Kerr